i9 CONSULTORIA - Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Discussão de Cases

+2
EXM - amancioandre
EXM - Louise Novello
6 participantes

Ir para baixo

Discussão de Cases Empty Discussão de Cases

Mensagem por EXM - Louise Novello Qua Set 16, 2009 2:49 pm

Não sei se todo mundo da empresa sabe, mas o processo seletivo da Bain e Co. (e de outras empresas de consultoria), por exemplo, é dividido em algumas etapas:
1) Teste múltipla escolha baseado no GMAT - para o qual o aplicante deve se preparar muito bem antes, mas existem vários simuladores online;
2) Entrevista, em INGLÊS, em que será apresentado um case, muito provavelmente baseado em um case real da Bain, e que o aplicante deverá solucionar e, o mais importante, justificar a solução para o avaliador, tudo em inglês.
Para essa segunda etapa a preparação individual me parece um pouco mais complicada e, por isso, venho propor um esquema de Discussão de Cases para a i9.

Sugiro começarmos um grupo, apenas para os interessados, e que poderá envolver membros, ex-membros e até outros integrantes do MEJ, de Discussão de Cases. Essas discussões poderiam ser realizadas uma vez por mês, por exemplo, e o mais indicado seria que fossem em inglês mesmo - até para nos "treinarmos" para outros processos seletivos (hoje, diria que 70% das empresas entrevista os candidatos em inglês).
Os cases poderiam ser buscados na internet - me parece que a Bain tem alguma coisa específica para simulação de processo seletivo no site www.joinbain.com, e também há alguns grupos que freqüentemente colocam em "rapidshare" e no "ebah" arquivos do tipo - acredito que essa seria a parte mais complicada do processo, conseguir os cases.
Quanto ao inglês, devemos lembrar que muito provavlemnte ninguém ali é professor e entender as dificuldades de cada um, e isso serviria para aliar aquela antiga idéia do "English Day" do Kauê.

Quem sabe esse não seja um projeto para agora, mas está criado o tópico para captação de sugestões.

EXM - Louise Novello

Mensagens : 57
Data de inscrição : 11/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Cases Empty Re: Discussão de Cases

Mensagem por EXM - amancioandre Qua Set 16, 2009 3:11 pm

Eu acredito que seja um projeto indubitávelmente engrandecedor para aqueles que participarem, portanto, seria interessante iniciar o mais rápido possível as discussões sobre as atividades e os marcos e, assim, o planejamento.

Achei a idéia muito interessante, Louise, pode ser até pauta para a reunião geral de sexta.

EXM - amancioandre

Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Cases Empty Re: Discussão de Cases

Mensagem por EXM - Fernanda Qua Set 16, 2009 8:57 pm

Também achei bastante interessante, confesso que não sabia a respeito de algumas coisas que você colocou, Louise; então é bem interessante já entrar em contato com essa experiência durante a graduação, antes de tentarmos alguns desses estágios! Também acho legal conversarmos em alguma reunião sobre isto, obrigada pela iniciativa!

EXM - Fernanda

Mensagens : 65
Data de inscrição : 24/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Cases Empty Re: Discussão de Cases

Mensagem por EXM - José Roberto Qui Set 17, 2009 9:24 am

A idéia é muito boa. É uma ótima oportunidade de discutir situações reais e treinar o pensamento estratégico, além de inglês, considerado algo básico hoje em dia.
Seria interessante começar a pensar qual a melhor forma de aplicar esta idéia, quem sabe a gente não se empolga e já faz umas reuniões de "teste" ainda este semestre. Por exemplo, seria melhor que cada um apresentasse uma solução de case e os outros avaliassem ou que houvesse discussão em grupo para as pessoas apresentarem possíveis soluções e o grupo discutir emcima disso?

Eu gosto da idéia de discussões em grupo, pelo menos pra começar, para que ninguém se sinta pressionado ao apresentar algo sozinho logo de início; mas neste caso é bom criar um estrutura em que todos falem algo (meio que "obrigado"), para estimular a criação de idéias, e não apenas avaliação.
EXM - José Roberto
EXM - José Roberto

Mensagens : 86
Data de inscrição : 13/04/2008
Idade : 35
Localização : Florianópols

http://www.fimdouniverso.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Cases Empty Re: Discussão de Cases

Mensagem por EXM - fabio_victor Qui Set 17, 2009 10:54 am

Gostei muito da idéia Louise.

Você mesma pretende organizar esse grupo? Tenho interesse em participar, mas não de liderar a criação do mesmo, por falta de tempo basicamente.

Att,

EXM - fabio_victor

Mensagens : 26
Data de inscrição : 08/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Cases Empty Re: Discussão de Cases

Mensagem por n4t4 Qui Set 17, 2009 4:06 pm

Também gostei muito dessa idéia e gostaria de participar do grupo. Acho que a integração que haveria com essas discussões eria muito boa e também acrescentaria muito no nosso crescimento profissional. Parabéns pela idéia.
n4t4
n4t4

Mensagens : 166
Data de inscrição : 18/06/2009
Idade : 33
Localização : Florianópolis

http://www.twitter.com/n4t4_rc

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão de Cases Empty Re: Discussão de Cases

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos